Muitas vezes imposta pela mídia, a busca desenfreada pelo corpo perfeito acaba trazendo danos a saúde.
Já sabemos que toda mulher acha estar no mínimo 2 quilos acima do peso e com facilidade lista 5 cirurgias plásticas que faria sem medo e sem pensar muito. As vezes seduzidas pelo baixo custo ofertado acabam entrando em clínicas clandestinas e pagando com a vida preço da busca pela perfeição, que não passa de utopia.
Recentemente uma dona de casa de 49 anos faleceu após tentar tratamento em clínica clandestina: “Siomara Lima dos Santos, 49 anos, se submeteu a um tratamento de carboxiterapia, que usa injeções de gás carbônico, na clínica Centro Médico Estético, localizada na comunidade Rio das Pedras, zona oeste do Rio”. “Suspeita-se que uma fisioterapeuta tenha sido a responsável pelo tratamento que levou a paciente a morte” relata o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia dermatológica.
Não menos freqüentes e nem menos perigosos, os casos de bulimia e anorexia também são reflexo de um distúrbio acelerado pela vaidade, principalmente feminina.
Muito comum entre adolescentes, a anorexia pode ser evitada através do apoio familiar, evitando valorizar excessivamente os aspectos físicos, a forma corporal e a beleza.
Saiba os sintomas da doença:
· Perda de peso em um curto espaço de tempo.
· Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões.
· Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro.
· Parada do ciclo menstrual (amenorréia).
· Interesse exagerado por alimentos.
· Comer em segredo e mentir a respeito de comida.
· Depressão, ansiedade e irritabilidade.
· Exercícios físicos em excesso.
· Progressivo isolamento da família e amigos.
Fontes consultadas:
Postado por Daphne Kich Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário