domingo, 12 de junho de 2011

Homens e o sexo frágil




Homens têm maior dificuldade em lidar com a TPM

Ela chega de repente, afeta completamente o humor feminino, causa irritabilidade e até ataques de choro. Com apenas três letras, ela tem sido o problema em curto prazo de muitas mulheres, principalmente de quem convivem com elas. A famosa TPM não tem idade, cor, raça nem sobrenome, mas também não é um bicho de sete cabeças. A tensão pré-menstrual é considerada um distúrbio crônico, referente a um conjunto de manifestações físicas, psicológicas e comportamentais que interferem negativamente na vida feminina. Para alívio das mulheres e dos homens que convivem com elas, estes sintomas cessam assim que o período menstrual termina.

Os homens tem maior dificuldade em lidar com a TPM, pois não sabem o que fazer para amenizar o estresse feminino. Algumas mulheres não apresentam sintomas consideráveis, como o caso da contabilista Gisele Duarte, 27, casada há sete anos. Ela conta que neste período nada de anormal acontece a não ser o inchaço durante a semana, “Fico impressionada com mulheres que passam muito mal e, às vezes, inclusive faltam o trabalho para ficar em casa e repousar”, conta. “Minha esposa não demonstra qualquer irritação nestes dias, por isso me considero um cara de sorte, pois não saberia lidar com a perigosa tmp”, releva o marido de Gisele.
Há homens que já viram a tpm transformar sua parceira em uma pessoa estressada, mal humorada e grosseira, como é o caso do técnico em informática Carlos  Augusto 29, casado com Gabriela, 23, há dois anos. Ele conta que em um dos períodos menstruais, Gabriela chegou a ser levada para o hospital com tonturas e falta de ar.
A ginecologista Ana Paula Motta indica medidas gerais para amenizar o desconforto que incluem desde a prática de esportes até hábitos alimentares, como a redução da ingestão de sal, açúcar refinado, gordura animal e cafeína. ”Podemos usar analgésicos, antiinflamatórios, medicações específicas para sintomas mamários e diuréticos”. Ana esclarece ainda que há necessidade de pesquisas nesta área para possibilitar maior conhecimento e oferecer melhor tratamento e controle da síndrome pré-menstrual.
Discutir, ou partir para a briga, não é muito favorável neste célebre período em que elas estão “no vermelho”. Com os hormônios dela a flor da pele, evite reparar em detalhes como roupa, acessórios e a quantidade de comida no prato da amada. Não fale de assuntos que a deixe irritada, isso pode levar a briga e discussões desnecessárias e sem fundamentos. Flores e chocolates são uma boa pedida, pois agradam sempre.

Fica a dica:
Insista sempre para a sua companheira procurar orientação médica especializada, além de cuidar da alimentação, oferecendo a ela alimentos, calmantes, como chás de maracujá e erva-doce, vitaminas, frango, atum e soja que ajudam a diminuir a irritabilidade e a aliviar dores de cabeça, principais sintomas da tensão pré-menstrual.



Postado por: Bruna Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário